top of page

A cirurgia de Mohs é realizada na unidade Santo Agostinho da Rede Mater Dei, pela equipe de Dermatologia. O paciente que possui dúvidas a respeito da cirurgia, deseja realizar a cirurgia ou ser avaliado para sua indicação, pode agendar diretamente com a equipe de Dermatologia no Ambulatório Mais Saúde da Rede Mater Dei (3339-9595), informar ao atendente que o agendamento é referente a cirurgia de Mohs, que será agendada uma consulta no prazo máximo de uma semana. Após essa avaliação seu procedimento será agendado e realizado.

A cirurgia de Mohs não possui cobertura obrigatória pelas operadoras de saúde. O paciente que possui plano de saúde pode realizar sua internação e gastos com materiais pelo plano, mas há um custo financeiro pelo uso do equipamento e equipe que deve ser realizada separadamente (similar a cirurgia Robótica). Ela também pode ser realizada de maneira particular por pacientes que não possuem plano de saúde aceito na rede.

Agendar consulta com a Equipe de Dermatologia de Rede Mater Dei

*Levar exames, laudos e fotos

Seguimento clínico após a cirurgia na Rede Mater Dei (ou externo, caso o paciente possua dermatologista para acompanhamento)

O pedido da cirurgia é realizado totalmente Online

*Particular ou por plano aceito

O que é a cirurgia de Mohs e quais os seus benefícios?

A cirurgia micrográfica de Mohs foi desenvolvida para que durante o ato cirúrgico seja realizada a avaliação de todas as margens do tumor removido. É uma técnica específica, que requer treinamento do médico e uma equipe multidisciplinar. É realizada nos Estados Unidos da América (EUA) e Europa como a técnica mais precisa e moderna para remoção de tumores de pele de alto risco há anos, permitindo uma menor taxa de recorrência da neoplasia.

 

Seu benefício principal é a remoção da menor área de pele e confirmação imediata que o tumor foi removido em sua totalidade. Isso permite uma maior taxa de cura, com diminuição da área operada (dentro do possível) e melhor desfecho estético e funcional para o paciente.

Quando ela é indicada?

É indicada para tumores de pele (carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular, carcinoma sebáceo, dermatofibrossarcoma, entre outros) de tipo agressivos e/ou que acometam áreas anatômicas de alto risco (face, mãos, genitália). Neoplasias recorrentes, de difícil visualização e em paciente de risco também possuem indicação de serem operado por cirurgia de Mohs.

É indicada pelas sociedades médicas dos EUA, Europa e Brasil devido a sua alta taxa de sucesso e menor índice de recorrência. É a técnica de escolha da National Comprehensive Cancer Network (NCCN) para tumores de pele. A NCCN produz as diretrizes de tratamento que são utilizadas globalmente para tratamento de neoplasias.

Como a cirurgia de Mohs é realizada e quais os diferenciais frente a outros tratamentos/cirurgias?

Durante a cirurgia, o material removido é submetido a cortes específicos e avaliação no microscópio na sala ao lado durante a cirurgia, para confirmação do diagnóstico e avaliação de todas as margens (laterais e profundas) do tumor. Após essa análise, caso haja algum local ainda apresente tumor, este será removido novamente e analisado da mesma maneira, quantas vezes forem necessárias. Somente após a confirmação de que o tumor foi removido, o médico irá realizar o fechamento (sutura com pontos) do local.

 

Se difere das técnicas convencionais e de congelamento, em que após a remoção, o tumor é enviado ao setor de anatomia patológica e apenas uma amostra das margens é avaliada. Caso o tumor não tenha sido removido completamente na cirurgia convencional, nova cirurgia precisa ser realizada em um segundo momento.

 

A cirurgia micrográfica de Mohs apresenta taxas de cura e sobrevida livre do tumor extremamente maiores que a técnica convencional, com menor índice de recorrência local para áreas de alto risco. A análise do tumor e a confirmação de que ele foi removido é realizada no momento da cirurgia, com cortes e uso de colorações específicos, permitindo a retirada do tumor e preservando a pele normal, dentro do possível. A satisfação do paciente ao saber que seu tumor foi removido com a menor área/corte possível, diminuindo cicatrizes e novas operações é comprovada nos estudos e prática da cirurgia de Mohs.

Autorização do procedimento

Realização da cirurgia de Mohs

O pedido da cirurgia é realizado totalemente online

* Particular ou por plano

bottom of page